segunda-feira, 4 de abril de 2011

ATUALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES - 040411

IBOV HOJE +0,62% 69703 PONTOS.









SUBINDO, DEVAGAR E SEMPRE...


Após longa, cansativa e entediante congestão vivida pelo mercado nas últimas semanas, o ibov rompeu a resistência na faixa de 68 mil pontos que bloqueava novos avanços do mercado. Nesse período tivemos fatores relevantes que " justificavam " o movimento lateral. Dentre alguns mais importantes houve a crise na Líbia e o maior terremoto já vivido no Japão. Esses eventos de grandes proporções acabam impactanto os mercados de renda variável de forma global. A comprovação disto foi a queda nas bolsa de Tóquio e Europa, isto é, as mais correlacionadas à região destroçada pelo tríplice evento ( terremoto, tsunami e vazamento nuclear ). Por alguns " instantes " a crise na Líbia e norte da áfrica em geral foram esquecidos, pois todos deixaram de lado a repercussão que o preço do petróleo poderia sofrer e passaram a calcular quem sairia beneficiado com a reconstrução do país do sol nascente. Diante de toda essa balbúrdia global um fator muito interessante ocorreu com a nossa bolsa, pois ao contrário de diversas outras bolsas nos mantivemos firmes e fortes, embora de lado. A medida que as soluções e as perspectivas foram sendo monitoradas fomos ganhando, do outro lado do oceano, força em direção a resistência mais próxima do nosso indice. O acúmulo de força, após diversas tentativas de rompimento de importante barreira ao redor dos 68 mil, permitiu que o avanço ocorresse e se confirmasse no pregão seguinte. 
A imagem acima demonstra que temos ainda uma LTB ( em verde ) passando muito próxima ao ponto atual, mas o volume e a força do índice sugere que iremos buscar, sim, a região de 70500 pontos. 
É absolutamente impossível prever o que vai ocorrer com o IBOV pelo próximos pregões, mas para atingir esse primeiro alvo restam apenas poucos pontos, algo em torno de 1,5%. Acredito no teste desta faixa, porém um rompimento sumário e indiferente à região citada me parece pouco provável, já que ao chegar lá, sem respirar, levaria a um rompimento esticado. Os indicadores já estão demonstrando uma situação sobrecomprada em alguns ativos. 
Desta forma, penso que em breve alguns players começarão a realizar os lucros obtidos nas operações abertas semana passada. Ainda há espaço para alguma alta, mas logo passarei a abordar possíveis operaçoes de venda no mini indice para proteção da carteira. 
Para aqueles que conseguiram entrar no rompimento desejo discernimento para o controle e proteção de lucros. Nessas horas devemos deixar a ganância de lado e OBEDECER o plano inicial, realizando, nem que seja parcialmente, os lucros anteriormente definidos.
Para aqueles que não participaram do movimento sugiro que aguardem algum recuo para entrarem de forma mais segura.




ABRAÇO A TODOS. 
direto de BRASÍLIA, 04 de ABRIL DE  2011.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL



TRADER TRINDADE
  
 PÁGINA SWING ATUALIZADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário