terça-feira, 25 de setembro de 2012

DESAFIO TRADER - REALIZAÇÃO FORTE !



MERCADO PESOU !






Hoje o dia não foi bom. Tivemos uma queda bem relevante no IBOV, que despencou -2,28% chegando novamente aos 60501 pontos.

Esse movimento vendedor impactou fortemente nossa carteira, ainda mais com as intervenções do governo no mercado de cartões de crédito. 

Não há aqui qualquer tentativa de justificar, com fundamentos, as operações baseadas exclusivamente na análise técnica, apenas me refiro às notícias referentes as ações da CIEL3 onde fomos obrigados a excluir da carteira ainda pela manhã logo após a abertura. Postei essa operação aqui no blog em tempo real. 

Todo trader leva stop, não há como fugir disto, portanto não há nenhum demérito aceitar isso como parte do jogo.  ALIÁS, ainda bem que o sistema utiliza esse " cinto de segurança ", pois saímos a 55,80 porém o ativo fechou a 53,78, isto é, caiu mais 3,8% após nossa retirada.

Infelizmente esse ativo era o de maior participação na carteira, e por isso o prejuízo acabou atrapalhando o desempenho global do portfólio.

Algumas considerações precisam ser feitas sobre a carteira e sobre a operação em CIEL3 que resultou no prejuizo;

a) primeiramente, é inegável que o ativo vinha numa clara tendência de alta, porém logo após a nossa entrada notamos a sinalização de uma reversão dessa tendência, tanto que ontem comentei que estávamos de olho no movimento de CIEL3 para hoje.  Confesso que estava cogitando a abertura com um grande GAP de baixa, mas como eu não tenho o dom da premonição e nem é meu objetivo ter, precisei da confirmação do stop para acioná-lo. Feito ! Trade encerrado, bola pra frente.


b) outra consideração que precisa ser feita é que montamos a nossa carteira num momento intermediário do IBOV, isto é, o mercado vinha de uma boa alta.  Se tivéssemos aguardado um recuo teríamos um desempenho mais equilibrado com essa queda.  A pergunta que fica é :  
Sabíamos que o recuo seria agora ?  Não, portanto não adianta lamentar sobre o ibov derramado.   Certamente não estaríamos considerando uma ousadia a nossa entrada semana passada se o mercado tivesse subido desenfreadamente, portanto...


Considerando a queda mais vigorosa do IBOV hoje ( -2,28% ), podemos concluir que nossa carteira até que teve uma queda modesta, já que, excetuando CIEL3, os demais ativos caíram em torno de 1%, no âmbito geral.  Desta forma, a nossa carteira, que só opera na ponta compradora ainda assim pode ser considerada defensiva em comparação ao IBOV.

A partir de agora temos novamente saldo em caixa, e procuraremos realocar esses recursos em alguns ativos interessantes. A medida que formos fazendo as entradas postarei por aqui para que possamos acompanhar.

Por fim, vemos no topo do post a imagem da carteira após o fechamento.

Seguimos em busca do nosso objetivo, que é rentabilizar  em torno de 2% ao mês a carteira, ou seja, algo um pouco acima de 100% do CDI, ( indicador de renda fixa ). Há quem considere essa taxa baixa ou pouco ambiciosa, porém eu considero extremamente vantajosa se considerarmos que se trata de um capital interessante e a estratégia comporta o aporte de mais recursos. No longo prazo essa rentabilidade constante pode significar um belíssima aposentadoria.



Os critérios e objetivos do DESAFIOR TRADER estão descritos na ABA POSITION aqui no blog.

abraço a todos.

TRADER TRINDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário