quarta-feira, 12 de junho de 2013

JÁ É A SEGUNDA VEZ...





...que esse " tiozinho " aparece por aqui.. nesse mês.






Governo zera IOF sobre posição vendida de derivativo de câmbio

Em coletiva realizada nesta quarta, ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nova medida cambial
Por Rodrigo Tolotti Umpieres  
a a a
SÃO PAULO - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, realizou uma entrevista coletiva na noite desta quarta-feira (12) e anunciou o fim da cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre as transações financeiras de derivativos. A medida só é válida para a venda de dólar no mercado futuro.
Mantega afirmou que "não faz sentido manter o empecilho para que as posições vendidas em dólar no mercado futuro sejam penalizadas com alíquota de 1%. Estamos reduzindo [para zero]. Com isso, haverá uma oferta maior de dólar no mercado futuro e com a diminuição da desvalorização do real", concluiu dizendo que a medida passa a valer nesta quinta-feira (13).
Na última semana o governo já havia zerado o IOF para aplicações de investidores estrangeiros em renda fixa no Brasil, que antes era de 6%. Após a medida, era esperada uma queda nas cotações da divisa norte-americana já que o corte do imposto facilitava a entrada de dólares no Brasil. Porém, a moeda se manteve alta e nesta quarta-feira subiu mais 0,82%, fechando a R$ 2,1541 - a primeira vez acima de R$ 2,15 nos últimos quatro anos.
Ministro da Fazenda, Guido Mantega deve anunciar nova medida cambial ainda nesta quarta-feira (Reuters)
Ministro da Fazenda, Guido Mantega deve anunciar nova medida cambial ainda nesta quarta-feira (Reuters)

A medida já era esperada pelo mercado, sendo que alguns operadores davam como motivo para as altas da moeda norte-americana nos últimos dias o fato de investidores tentarem forçar uma reação por parte do governo para conter o movimento. Na véspera, o ministro e a presidente Dilma Rousseff se encontraram, mas nenhuma medida foi anunciada.







Nenhum comentário:

Postar um comentário