ROMPEU MAS NÃO CONVENCEU... !
Depois de vários dias trabalhando dentro da congestão entre 68 mil e 66 mil pontos, o ibov hoje encerrou rompendo a resistência formada. O sinal é bom, porém a forma com que se deu o rompimento é que deixou bastante a desejar. Como pode ser visto, o triângulo mostrado ontem teve um dos lados perfurados. Ocorre que o volume normal causa bastante intranquilidade nesse rompimento. Outros fatores que devem ser levados em conta é que o mesmo movimento de rompimento não ocorreu no DOW JONES, que segue batendo cabeça em resistência forte, e o nosso Índice futuro (WINJ11) que também não acompanhou o rompimento geral do mercado.
Diante deste cenário o que devemos interpretar ?
A princípio o mais importante nessas horas é saber analisar os sinais de forma globalizada.
Pelas regras clássicas de análise técnica todo rompimento deve vir acompanhado de volume acima da média, uma vez que esse " detalhe " confirma a força do movimento. Quando isso não ocorre cabe ao trader discernimento mínimo para apertar o manejo de risco na entrada de operações na ponta compradora. Não existe uma matemática absoluta no mercado financeiro, fosse assim não teríamos compradores e vendedores para um mesmo momento de mercado. Sempre existe uma opinião diferente diante de cada cenário e cada gráfico analisado. Ao longo do tempo no mercado esses sinais começam a fazer parte do " jeito " de operar de cada trader, por isso que a experiência é muito importante para alcançar o sucesso no mercado de renda variável.
O fechamento próximo da máxima permite conclluir que caso esse movimento venha a se confirmar no pregão de amanhã, o próximo alvo está em uma LTB que passa ao redor de 70500, traçada em verde na imagem acima. Esse target é bastante generoso caso venha a ser atingido, pois significaria uma alta de aproximadamente 2,5/3% a contar do fechamento de hoje.
Uma operação que permitiria tirar proveito de forma mais poderosa desse movimento seria através de compra de mini indice, com objetivo na mesma LTB que se forma nesse ativo. O cuidado adicional que deve ser observado ao utilizar esse tipo de derivativo é justamente a alavancagem e o vencimento do contrato nas próximas duas semanas, isto é, em 13 de abril.
Com o pregão de hoje encerramos o mês de março e com ele o primeiro trimestre. Agora devemos aguardar os balanços deste primeiro período importante de 2011.
Uma compensação para esse movimento "suave" de hoje é que a congestão, da forma como estava sendo montada, perdeu razão de ser. Pelo menos é o que eu espero !
ABRAÇO A TODOS.
direto de BRASÍLIA, 31 DE MARÇO 2011.
(ESSE DISPENSA APRESENTAÇÕES)
TRADER TRINDADE
PÁGINA SWING ATUALIZADA