quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O ENGRAXATE E A CASA PRÓPRIA







Há quem diga que morar de aluguel é um pavor, que é difícil ou que é um mau negócio pois se paga e não se  TEM, porém esse é um raciocínio do passado, onde a oferta de imóveis era reduzida e somente tinha a casa própria quem realmente tinha dinheiro e um bom padrão de vida.
Estamos passando por uma grande transformação no ramo imobiliário no Brasil  (e no mundo )  e como falamos de um negócio de anos ( financiamentos de 10,20,30 ) não podemos querer que os movimentos apareçam da noite para o dia como numa tela do HB.
A bolha não surge de uma hora pra outra e sim é construída ao longo de anos e é inflada por "N" fatores.
Existe uma nítida falta de percepção do valor do dinheiro, onde as pessoas da classe média estão assumindo dívidas equivalentes a um milhão de dólares num único imóvel.  Sim, sabemos que o dólar não tem mais aquele mesmo glamour de outrora, mas essa sandice dos preços nesse ramo está tomando proporções absurdas.
Temos capas de revistas fazendo entrevistas com os novos milionários : OS CORRETORES ! Isso serve de alerta.
Vemos legiões de pessoas atrás de um novo imóvel ou do primeiro ( feirões ), isso vai alterando a camada de moradia das pessoas e vai aquecendo o mercado  a olhos vistos. Uma pirâmide social em movimento frenético, pois lida com uma das necessidades básicas do cidadão: o TETO
No RIO por exemplo são raros os imóveis pra alugar na zona sul sem que se pague um valor médio de 6 mil reais por mês, num apto antigo e sem a estrutura mínima da modernidade que temos hoje na construção brasileira.
Num apto novo o aluguel supera os 13 mil reais com facilidade.  Alguém imaginou isso antes  ?
Morar de aluguel é sim uma boa para quem pode fazer essa opção. No momento, O MENOS É MAIS, pois pior seria comprar nessas condições.
É a história do engraxate: quando até o engraxate estiver falando em ações é hora de vendê-las, mas quando vc se der conta que até o engraxate já procura por moradia própria é hora de reavaliar o mercado imobiliário e pular fora.
O exemplo está na China, que sob o pretexto do avanço econômico, construiu inúmeras cidades fantasmas.  Não estou falando de casas fantasmas... e sim cidades.
Para quem não viu segue o link.

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1667651-15605,00-SHOPPINGFANTASMA+NA+CHINA+TEM+DAS+LOJAS+VAZIAS.html


Pela lógica enquanto houver dinheiro para esse financiamento desenfreado onde se utiliza como pagamento o nome das pessoas ( sem dinheiro ), se usa o crédito virtual que elas detém, o nome limpo e o CPF zerado teremos a bolha sendo inflada. Uma hora estoura.
É fácil falar das consequências quando temos o " gabarito pronto " (subprime americano), mas viver isso e não se prevenir ou evitar participar me parece um belo atestado de pato que paga a conta, conforme comentei noutro post.

Com a palavra os experts em investimentos imobiliários.

abraço


TRADER TRINDADE

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post, na época do meu MBA já se fala que morar de aluguel era mais vantajoso. Lembro bem do Prof. Roberto Zentgraf falando disso. É.. devemos aprender com os erros, e principalmente com os erros dos outros.

    ResponderExcluir