terça-feira, 4 de outubro de 2011

SUBJETIVIDADE, O CÉU OU O INFERNO DO TRADER !







Olá pessoal,  gostaria de deixar registrado aqui breves comentários sobre o hábito desenvolvido por diversos traders que estão a procura de ativos para comprar, por estarem "baratos", estarem enquadrados neste ou naquele setup, por apresentarem sinais dentro das estatísticas, back tests, etc.
Percebo que se criou uma  "falsa verdade absoluta"  de que uma vez o sinal dado torna  obrigatória a entrada no ativo sob pena de comprometer a rentabilidade do sistema, reflexos negativos futuro, pq dá azar, gera mau agouro, é galinha preta e outras considerações esquizóides.
Peço licença aos que pensam o contrário, mas esse tipo de atitude repetitiva, robotizada e que se utiliza de forma restrita daquilo que o ser humano tem de melhor que é a inteligência precisa ser colocada em xeque.
Tenho percebido que mtas  pessoas relutam em operar a favor da tendência e ficam buscando uma rentabilidade extraordinária contra a tendência crentes na existência do Santo Graal do mercado.
É sabido que as maiores rentabilidades são aquelas que pegamos nas reversões de tendências, porém, a pergunta é : Precisamos estar sempre buscando a reversão para sairmos vencedores no mercado ?  Penso que não.
Os setups são desenvolvidos por diversas razões e me permito citar algumas:
1)alguns setups são desenvolvidos para policiar/engessar o trader pouco disciplinado;
2)outros são desenvolvidos face a necessidade que o cérebro humano tem de colocar ordem no caos;
3)temos setups desenvolvidos apenas para se tornarem um produto com valor de venda;
4)há ainda os setups que existem para divulgar um método puramente matemático e estatístico;

Haveria inúmeros outros motivos para justificar a existência de um setup, porém não podemos esquecer que existem setups que aceitam SIM a subjetividade na hora da tomada de decisões.

Se não houvesse subjetividade no mercado não haveria trocentos mil setups sendo desenvolvidos diariamente, já que todos espelham as expectativas do seu criador, com os paradigmas próprios.
O momento do ibov é crítico e ficar garimpando ativos que possam vir " peitar " o ibov em queda pode ser a maior cilada de todas, pois teoricamente seria o ativo que teria maior margem de queda, caso estejamos mesmo diante de um novo crash a la 2008.

A surrada frase " the trend is your friend " nunca teve tanta importância como no momento atual e a busca por trades vencedores fica mto mais amena a favor da tendência principal do indice, que no momento é de queda.

A análise técnica no estilo "setupista ferrenho " é sim uma ótima ferramenta para ganhar dinheiro no mercado, porém utilizá-la de forma sistemática e cega como se o trader fosse um "cavalo de padeiro" me parece pouco prudente, num momento como esse.

Embora só opere os gráficos perde mto o trader grafista que fecha os olhos para uma visão macro da economia. Penso não ser pecado olharmos para os lados no intuito de compreender o que se passa ao redor; não fosse assim sequer utilizaríamos o DJ como referência. Negar a existência dos mercados mundiais dominantes seria mta ingenuidade para os profissionais que pretendem bater os maiores cérebros que existem no planeta, que além de deterem dinheiro ilimitado, possuem poder e uma impressora verde.

Existem inúmeros exemplos que poderia citar aqui, mas um bem fácil de compreender seria o DJ perder a base da congestão de forma violenta e concomitantemente algum setup sinalizar compra numa ação XPTO ( a essas alturas uma MERPOSA)  da bolsita brasileira.

Vc entraria mesmo assim ? Não faria uso da sua subjetividade num caso desses ? Como não adotar o instinto de sobrevivência num evento desta magnitude?
Outro exemplo disto foi o dólar que disparou antes da bolsa começar a cair e levou mais de semanas para as pessoas começarem a acreditar na alta toda daquele moribundo que só fazia cair por anos e anos ?
Suspeito da existência de várias viúvas do dólar a 1,56 que estão rezando de joelhos, no milho, implorando pra ele voltar aquele patamar pra poder comprar.

Enfim, a mensagem que quero deixar por aqui é elementar, mas que pouco se fala. SUBJETIVIDADE, o céu ou o inferno do trader.

Use o seu bom senso SIM antes de operar, não tenha medo de negar o seu setup caso as condições sejam manifestamente adversas e vc esteja entrando apenas para ser o pato que paga a conta no final da festa. Não tenha receio de admitir que vc não entrou nesse trade pq outros sinais extra gráficos lhe disseram que não era o momento adequado.
Não se aprisione operacionalmente, pois isso lhe retira aquilo de mais sagrado que existe: o livre arbítrio !
Imagino que aqui ninguém acredite que vai operar como um robô pelo resto da vida, pois nem mesmo um mero suporte é traçado da mesma forma por algumas poucas pessoas...Warren buffet que o diga.

O mercado é subjetivo pq é caótico, tentar ser 100% objetivo diante de tamanha força pode ser o caos... para o seu bolso.

Só não muda de opinião quem não a tem. Jamais confunda disciplina com teimosia.

abraço a todos.

TRADER TRINDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário